IMPORTANTE: Pneus de Alta Performance, A/T e M/T necessitam frequência de rodízio para aumentar o rendimento quilométrico.

 

Na hora de trocar seus pneus, procure substituir os quatro pneus de seu veículo. O rodízio adequado, proporcionará esta condição.

Contudo, em determinadas circunstâncias, poderá ocorrer a necessidade de substituição de somente dois pneus. Quando isto ocorrer você estará diante da seguinte dúvida:

Devo substituir os dois pneus da dianteira e manter os dois meia-vida nas rodas traseiras, ou devo fazer o inverso?

Quer você tenha um sistema de tração dianteira ou traseira, recomenda-se colocar os pneus mais novos no eixo traseiro, para maior segurança em situações imprevistas e difíceis, como frenagem brusca e curva fechada, principalmente em pista molhada.

Por que colocar os pneus que se encontram em melhores condições no eixo traseiro do veículo?

Pneus mais gastos na frente do veículo, ajudam a diminuição do espaço de frenagem, pois estão com uma área de contato maior com o solo. Já estão “assentados”. Ou seja, já estão com menor altura de borracha na rodagem, fazendo com que haja menor movimentação dos blocos e lâminas.

Isto garante uma melhor performance de frenagem.

Numerosos testes demonstraram que geralmente é mais fácil controlar uma perda de aderência dianteira do que traseira;

  • Se os pneus dianteiros derraparem, o motorista perderá, por um curto espaço de tempo, o controle do veículo;
  • O reflexo natural para recuperar o controle é tirar o pé do acelerador e girar o volante no sentido da curva. Esse reflexo pode permitir o restabelecimento do controle do veículo, caso a derrapagem ocorra com os pneus dianteiros.
  • Se a perda de aderência ocorrer nas rodas traseiras, a situação será muito mais difícil de controlar, pois o veículo poderá dar um “cavalo-de-pau”.
  • O motorista deverá, nesse caso, acelerar e girar o volante no sentido contrário ao da curva.

Somente um motorista muito experiente e especialmente treinado possui esse reflexo. Por isso, para uma segurança reforçada, a melhor prática é colocarmos pneus novos no eixo traseiro: