Um pneumático, mais conhecido simplesmente por pneu, é um artefato circular feito de borracha, geralmente inflado com ar. Pode ainda ser maciço. Utilizado por veículos em geral, como carros de passeio, caminhões, tratores, bicicletas, carrinhos de mão, etc.

Observaremos a seguir, como são compostos os pneus de passeio, e quais são suas principais características.

01) Banda de Rodagem

É à parte do pneu que entra em contato com o solo proporcionando aderência. Possui desenhos para garantir frenagem e tração. É composto de borracha com alta resistência à abrasão e ruptura.

02) Ombro

Região do pneu onde ocorre à junção da banda de rodagem com a lateral. É uma região crítica, pois concentra a flexão da carcaça e o acumulo de calor, é constituída de compostos de borracha condutor de calor a fim de dissipar rapidamente o calor e alta flexibilidade para absorver as flexões.

03) Revestimento Interno (Liner)

Face interna do pneu constituída de componentes de borracha que tem a função de evitar o vazamento de ar (para pneus sem câmara) e de atenuar o atrito com a câmara nos pneus deste tipo.

04) Talão

Possui a forma de um anel e tem a função de manter o pneu acoplado ao aro. É constituído por diversos arames de aço de alta resistência, unidos e recobertos por borracha.

05) Franco ou Lateral

É à parte da carcaça que vai da Banda de Rodagem ao Talão. Tem a função de proteger a carcaça e é constituído por compostos de borrachas com alto grau de resistência à flexão.

06) Sulcos

Localizada na Banda de Rodagem e também chamado de escultura. É formada por partes cheias chamadas de biscoito e vazias chamadas de sulcos, tem a função de otimizar a aderência ao solo, drenar água e refrigerar a carcaça.

07) Cinturas ou Lonas

São camadas de cintas (lonas estabilizadoras) projetadas para estabilizar os arames da estrutura radial e distribuir as cargas no sentido diagonal de forma homogênea permitindo um melhor assentamento da banda de rodagem com o solo proporcionando dirigibilidade, durabilidade e segurança.

08) Carcaça

É a estrutura do pneu, constituída de uma ou mais camadas sobrepostas de lonas (camadas de fios de aço, nylon, rayon ou outros materiais com elastômeros) e projetada para suportar o peso do veículo.