4. Políticas Internas na Relação com Nossos Profissionais

A SCUDERIA adota as melhores práticas trabalhistas, prioriza o ambiente de trabalho seguro, valorizando a saúde, a higiene, e o conforto dos colaboradores. A Empresa emprega sistema de gestão apoiado na valorização das pessoas, promove o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos, e fomenta a busca pelo conhecimento e qualificação. Também oferece perspectivas de crescimento, cultivando a meritocracia, impedindo que a imparcialidade gerada por relacionamentos pessoais ou quaisquer outros fatores, interfiram no curso da carreira de seus profissionais.

 

4.1 Gestão, Responsabilidades e Obrigações no Trabalho

Assegurar que os valores de uma organização sejam respeitados, respirar sua cultura, ser fiel as suas diretrizes e cumprir suas normas, somente é possível se a liderança for exercida pelo exemplo.   A conformidade de uma organização começa a partir de cima. Por isso, todos os gestores são responsáveis por todos os colaboradores a ele subordinados, devem conquistar respeito através de conduta exemplar, através de seu desempenho e competências profissionais, por sua visão humana e por seu compromisso com as questões sociais. Sendo assim, cada gestor carrega consigo a obrigação de agir com profissionalismo, com ética e transparência, deve disseminar os valores que norteiam o caminho reto. Devem difundir o conteúdo deste documento e praticar no dia a dia, os valores que regem a empresa e definem as orientações comportamentais e profissionais da SCUDERIA.

Os gestores devem ainda manter-se acessíveis caso os colaboradores desejem discutir um problema profissional ou mesmo pessoal, devem estar abertos ao diálogo e disponíveis sempre que requisitados por outros profissionais, que pretendam expressar seus anseios e suas preocupações. Estas definições também contribuem para o esclarecimento de todos os colaboradores, no sentido de dar-lhes noções sobre o tipo de suporte que devem esperar de seus respectivos líderes.

A maior responsabilidade dos gestores não exime os demais de suas próprias responsabilidades, não diminui o compromisso dos demais para com o cumprimento das leis, normas, diretrizes e códigos aplicáveis à Empresa.

Contudo, a responsabilidade será sempre dos gestores, mesmo que tenham delegado determinadas tarefas a terceiros, mais ou menos complexas. O gestor deve assegurar que nenhuma atividade será executada por um colaborador despreparado, ou desqualificado, garantindo que estas atividades sejam cumpridas por mão de obra preparada, com adequabilidade profissional e pessoal aplicadas. O gestor deve ainda efetuar rigorosa análise nos processos, deve ter visão crítica, sempre que determinar a algum profissional, a ordem para a execução de uma atividade. O gestor deve verificar a importância e o risco envolvidos, direcionando para as pessoas certas, responsabilidades que lhes sejam compatíveis.

Também é esperado que as lideranças forneçam aos colaboradores, treinamento, instruções completas e precisas, garantindo os padrões desejáveis no processo e cumprindo a lei que determina a obrigação de fornecer instruções aos profissionais, zelando por sua segurança e pela segurança de terceiros.

O gestor deve monitorar continuamente sua área de responsabilidade, e as pessoas que de alguma forma vinculam-se a ela, deve informar e garantir que pessoas utilizem traje adequado, e que façam uso apropriado dos EPIs – equipamentos de proteção individual. Devem se certificar que os EPIs sejam distribuídos adequadamente, em quantidade satisfatória e os mesmos sempre estejam em perfeitas condições. Por outro lado, é responsabilidade de todos os profissionais, zelar pela segurança, ordem e organização em ambiente de trabalho. Todos devem buscar informações, que sempre estarão disponíveis na empresa. Cumprir as leis, normas, diretrizes e códigos aplicáveis à empresa, é obrigação de todos. Infrações desta natureza são inaceitáveis e implicarão em consequências legais.

 

4.2 Saúde, Organização e Segurança do Trabalho

A saúde, a segurança e o bem estar dos colaboradores no local de trabalho é uma prioridade elevada da SCUDERIA. É responsabilidade de todos disseminar os esforços da SCUDERIA, e contribuir no sentido de realizar nossas operações adequadamente, em observância ao nosso regulamento interno vinculado à saúde, organização e segurança no ambiente de trabalho;

Dentre nossas orientações para com a saúde, organização e segurança em ambiente de trabalho, destacamos algumas diretrizes: 

  • Informar e garantir que todos os colaboradores e prestadores de serviço conheçam e cumpram as normas da SCUDERIA, e sigam nosso regulamento interno vinculado à saúde, organização e segurança no ambiente de trabalho;
  • Orientados principalmente pelas ferramentas do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), pelo Programa de Prevenção e Riscos Ambientais – PPRA e pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, a Empresa deverá diagnosticar os aspectos de saúde ocupacional e segurança do trabalho de suas operações, e agir para promover condições cada vez mais adequadas, em ambiente de trabalho;
  • Submeter os profissionais a treinamentos especificamente voltados à saúde, organização e segurança no ambiente de trabalho;
  • Fomentar internamente programas e projetos voltados à conscientização, educação e orientação de profissionais visando à prevenção de incidentes e doenças ocupacionais, reduzindo por consequência, os riscos de acidentes;
  • É responsabilidade de todos os profissionais, agir com disciplina, zelar pela segurança, ordem e organização em ambiente de trabalho, seguindo nossas normas e regulamento interno.